quarta-feira, 27 de junho de 2012

History of the nails


A História do esmalte

É tão normal pintar a unha, que poucas pessoas já pararam para pensar como surgiu o esmalte. Bom, tive essa curioso=idade e decidir pesquisar na net e trazer para vocês um pouco do que achei :)



O primeiro esmalte surgiu na China por volta de 3 000 a.C.
Sua primeira formula continha goma-arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Hoje o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros.
Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros (não só mulheres, pois homens também usavam) da família real podiam usar dourados e pratiados, mas depois a cor da burguesia passou a ser preta e vermelha.
Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.  E, no reinado da Cleópatra, a cor vermelho era restrita para seu uso pessoal e se alguém a desobedece-se teria severas punições, podendo até ser morto.

Assim o esmalte passou a diferenciar as classes sociais. Quanto mais escuro fosse o esmalte mais rica a mulher era.
Mas, demorou muito para que o esmalte fosse elaborado como é hoje, em 1914, Ana Kindred registrou em Dakota do Norte (EUA) uma patente para a proteção das unhas. Servia para prtoteção das unhas dos operários dos desgastes dos agentes químicos das indústrias. Três anos depois, a Vogue publicou o anúncio “Não Corte a Cutícula .Use a técnica Simplex, de Home Manicuring”. Era um conjuntoque incluía um removedor de cutículas, um polidor de unhas, esmalte de unha, uma caneta branqueadora de unha, uma lixa (de papelão) e um folheto com instruções para fazer as unhas em casa. Com esse anúncio, mais e mais mulheres passam a querer unhas brilhantes e usar abrasivos, pastas ou pós polidores.
Mas, em 1920 mesmo com muitas divas do cinema já usando unhas em feitas e polidas, ainda não existia um esmalte propriamente dito. Foi a a indústria automotiva criou a base dele, desenvolvendo esmaltes para carros. E finalmente, em 1925, foi lançado o primeiro esmalte de unha: transparente e em tom rosado. 

Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustra-lá, isso também indicava classe social!
Segundo a medicina tradicional chinesa, emoções comoa raiva ou o medo, podem influenciar em órgãos do corpo que acabam afetando a unha.
Observe suas unhas:
• Lascadas ou quebradiças – Deficiência de energia dos rins, que são nossa fonte energética e ajudam a fixar o cálcio. A causa pode ser o estresse emocional, que leva à perda da resistência orgânica e afeta os rins.
• Com riscos brancos – Indica a falta de cálcio, o que impede o crescimento uniforme da unha. Para a medicina tradicional chinesa, indica a alteração na circulação de energia vital no baço e no pâncreas. Consuma mais leite e derivados, frutos do mar e sementes, como a de girassol e o gergelim.
• Com manchas brancas – Falta de zinco ou de vitamina A. Os chineses relacionam esse sintoma à fraqueza energética no pulmão, podendo indicar uma baixa de imunidade em consequência de infecções ou inflamações, períodos prolongados de angústia e tristeza. Aumente o consumo de espinafre, cereais integrais e sementes de girassol.
• Sem brilho – A causa pode ser a anemia ou algum problema hepático. Para os chineses, tem a ver com o desequilíbrio no fígado, órgão que acumula a raiva que você não expressou. Procure a ajuda de um médico para fazer uma avaliação geral.

Incrivel née?? Aiinda beem que hoje tudo mudou, e o melhor é que podemos usar a cor que quisermos, independente de nossa classe social..
Boom espero que tenham gostado!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário